Curriculo



Natural de Niterói-RJ, é doutora em Música pela Universidade de Aveiro-Portugal, mestre em Artes/Música pela Universidade Estadual e Campinas (Unicamp-SP). Diplomou-se pela University Central of England/ Birmingham Conservatoire sob orientação da gambista Sarah Cunningham e especializou-se em viola da gamba durante três anos, na Schola Cantorum Basiliensis, Suíça. No período em que viveu na Europa apresentou-se com várias formações camerísticas tocando na Basileia, Freiburg, Londres, Birmingham, Lackok, Lisboa, Santarém, Coimbra, Aveiro, Porto e Republica Tcheca. Realizou uma turnê por seis cidades da Romênia com o conjunto Fiori Musicalli.

De volta ao Brasildestacou-se no cenário musical nacional como solista apresentando-se nas principais salas de concerto e festivais de música. Juntamente com o flautista David Castelo e a Orquestra Sinfônica Nacional-UFF solou nos concertos de Telemann para flauta-doce, viola da gamba e orquestra sob a regência de Lígia Amadio (2003). Sob a regência de Ricardo Rocha solou no Concerto Bradenburgo nº 6 (2010) e na Paixão Segundo São João ambos de J. S. Bach, ambos na sala Cecília Meireles, RJ. Em 2016 solou novamente na mesma obra, desta vez com Os Canarinhos de Petrópolis, sob a regência e Marco Aurélio Lischtt. Entre os anos de 2009 e 2011 realizou vários concertos solo com objetivo de divulgar a Viola da Gamba no Brasil apresentando-se em São Paulo, João Pessoa, Florianópolis, Fortaleza, Araripe, Niterói e Rio de Janeiro.

Como camerista, foi integrante do Música Antiga da UFF durante 20 anos, participando de várias turnês pelo Brasil, sendo a que teve maior abrangência foi realizada pelo SESC no projeto Sonora Brasil (22 cidades brasileiras). Juntamente com o gambista Mario Orlando realizou um trabalho de divulgação da Viola da Gamba apresentando-se em duo em cidades como Porto Alegre, Araripe, Juazeiro, Belo Horizonte, Joinville, Vitória, Niterói e Rio de Janeiro. Em 2007 fundou o conjunto Quadro Antiquo com o qual realizou três turnês pelo Norte-Nordeste brasileiro (2007,2009,2010) em Minas Gerais (Belo Horizonte, São João del Rey, Ouro Preto, Tiradentes, Barbacena, Diamantina 2008) e concertos na Europa (Lisboa, Santarém, Aveiro, Porto e Praga -2008) sob patrocínio do Música no Museu. Em 2015 apresentou-se com o trio Concerto a 3 no Palácio Foz (Lisboa), Cine Teatro Avenida (Castelo Branco) e na Biblioteca Joanina (Coimbra) através da aprovação do Edital “Conexão Cultura Brasil – Intercâmbios do MINC”. Vem se apresentando com o Ensemble Imaginatio, grupo dedicado ao repertório barroco e juntamente com Rosimary Parra  desenvolve um trabalho experimental 
unindo o violão e a viola da gamba com objetivo de desenvolver um repertório com releituras, arranjos e execução de novas obras para essa formação, ampliando o repertório da música de concerto brasileira. 

Nos anos de 2016-18-19 ganhou o edital “BNDES Cultural” com concertos registrados pela TV Brasil para o programa Partituras. Em 2020 e 2022 foi contemplada no edital “Cultura nas Redes” pela SECEC-RJ quando gravou e produziu vídeos com repertório solo para viola da gamba e foi aprovada no Prêmio Erika Ferreira de criação e desenvolvimento pela Prefeitura Municipal de Niterói (2020)

Como fruto da divulgação da viola da gamba no Brasil foi citada no dicionário Novo Aurélio século XXI no verbete “viola da gamba” e “gambista”. Recebeu em 2000 a Moção  Aplausos da Câmara Municipal de Niterói pelo trabalho de divulgação da Música Antiga.

É autora do livro Um olhar sobre a Música Antiga (1999), da tradução A defesa da viola da gamba contra as investidas do violino e as pretensões do violoncelo (2016) e A trajetória dos castrati na corte luso-brasileira (2023).

DISCOGRAFIA 
2010 – Fantasias para duas Violas da Gamba – Produção Independente.
2008 – A Flor de Flor Bela: poemas musicados de Florbela Espanca. Disco de Marcos Assumpção, participação especial na Faixa 16, Poetas.
2008 - Sonora Brasil: Circuito Nacional de Música - patrocínio SESC
2007 – Versos Cantados, com o grupo Quadro Antiquo, patrocinado pelo Música no Museu (Carpex Empreendimentos Culturais)
1999 - Música no Tempo das Caravelas, com o conjunto Música Antiga da UFF, patrocinado pela UFF.
1995 - Cancioneiro de Upsala, com a Camerata Antiqua de Curitiba, selo Paulus.
1994 - Lope de Vega - Poesias Cantadas com o Música Antiga da UFF, patrocinado pela UFF.
1992 - LP Cantares de Amor, Suspiros e Cuydados com o Música Antiga da UFF, pelo selo Niterói Discos.
1985 – LP Fernando Pessoa (trilha sonora) com o Música Antiga da UFF, produzido pelo Instituto de Letras da UFF.

PROJETOS APROVADOS
2022 - Edital Cultura presente nas Redes 2. Uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ). Viola da Gamba: música e imagem. Gravação com 31 min.  com repertório solo para viola da gamba.
2020 -  Edital Prêmio Erika Ferreira de criação  desenvolvimento pela Prefeitura Municipal de Niterói
2020 - Edital Cultura presente nas Redes. Uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ). Gravação e produção de 11 vídeos com repertório solo para viola da gamba.
2019 - Edital BNDES Cultural. Apresentação com o Duo de Viola da Gamba & Eduardo Antonello série "Quartas Clássicas"
2018 - Edital BNDES Cultural. Apresentação com o trio Baroco Affetuoso na série "Quartas Clássicas".
2016 - Edital BNDES Cultural. Apresentação com o Duo de Violas da Gamba & Eduardo Antonello na série "Quartas Clássicas"
2015 - Edital Conexão Cultura Brasil - Intercâmbios, MINC, apresentando-se em três concertos em Portugal como trio Concerto a 3 (Lisboa-Palácio Foz, Castelo Branco-Cine Teatro Avenida, Coimbra- Biblioteca Joanina)
2014 - Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2014 (10 concertos), realizado com o Concerto a 3
2014 – Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2013 (8 concertos), realizado com o grupo Diálogos.
2013 – Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2013 (6 concertos), realizado com o grupo Diálogos.
2012 – Edital de Apoio a Turnês de grupos de câmara da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. Lívia Wegenast produção. Projeto Quadro Barroco (4 concertos no estado do Rio de Janeiro),
2010 - Edital do FUNCULTURA (Governo de Pernambuco). Mísia produções. 
Projeto Sons do Passado – Modinhas e Lundus realizado com o grupo Quadro Antiquo, série de 6 concertos no interior de Pernambuco e um concerto em Fernando de Noronha.
1994 - Idealizou e produziu o Momento Real de Música, uma série de 13 concertos de Música Antiga, na cidade de Niterói/RJ, com o patrocínio do Banco Real.

ATIVIDADES DIDÁTICAS

2024 - Comunicação na 1º Jornada de Estudos sobre a Música Antiga UFRN.  "Considerações acerca do movimento da Música Antiga" 10/03/2024
2024 - Palestra online para a Associação Brasileira de Vola da Gamba. Século XIX: é o fim para a viola da gamba? 05/03/2024
2023 - Palestra na Universidade do Estado do Amazonas. Os Castrati: história, mito e verdades. 27 e 29 de junho.
2021 - Fórum Viola da Gamba em Foco - Curitiba (Unespar e Capela da Glória). Coordenação Artística e produção. 
2019 - Viola da Gamba em Foco - Curitiba (organização Capela da Glória) Masterclass e prática de conjunto. 
2018 - 2º FESTIVAL CONEXÕES MUSICAIS. Niterói - Professora da classe de viola da gamba.
2018 - Encontro Brasileiro de Viola da Gamba - Niterói. Professora da classe de viola da gamba.
2017 - Encontro Brasileiro de Viola da Gamba - Londrina. Professora da classe de viola da gamba.
2017 - 1º Festival Conexões Musicais - UFF - Niterói. Professora da classe de viola da gamba.
2016 - Circuito de Concertos Didáticos (Patrocínio VIVO). Realização de concertos didáticos nas escolas municipais e estaduais da baixada do Rio de Janeiro.
2014 - Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2014. Dez concertos didáticos com o Grupo Diálogos em escolas públicas de Niterói.
2014 - Prêmio Funarte de Concertos. Dez concertos didáticos com o grupo Concerto a 3 em escolas públicas do Rio de Janeiro.
2013 - Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2013. Dez concertos didáticos com o grupo Diálogos.
2010 - Concerto aula na Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, Recife, Pernambuco
2007 a 2012 – Centro de Estudo e Iniciação Musical da Universidade Federal Fluminense – CEIM UFF. Curso de Extensão. Professora de viola da gamba

 


 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog